Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

O que é um Data Center, como funciona e a importância

O processo de modernização corporativa foi tão abrupto nas últimas décadas, que hoje é impossível imaginar a inexistência de certos processos, incluindo o uso de softwares e meios de conexão integrados.

Além disso, outras aéreas da empresa passaram a ter apoio irrestrito aos recursos tecnológicos, tornando o tempo menor de trabalho e com uma maior eficiência na produção.

Se pararmos para pensar em alguns dos resultados da pandemia de Covid, tanto o home office como o armazenamento de informações e outros formatos de comunicação, são foram possíveis através do Data Center.

Ele que pode ser chamado de instalação, serve para armazenar os equipamentos de uma rede, máquinas e tantos outros recursos de TI, garantindo todo o suporte da operação de uma empresa.

Para compreender mais sobre o que é um Data Center, como ele funciona e a sua importância, continue lendo o artigo abaixo!

Afinal, o que é um Data Center?

Com sua tradução livre para o português de “central de dados”, é no Data Center que ficam os equipamentos de processamento e armazenamento que cuidam de todos os dados de uma organização.

Os dados são todas aquelas informações vitais e importantes, como conhecimento sobre seus clientes, funcionários e dentre outros pontos que podem fazer diferença para o bom andamento da empresa.

Já a estrutura da central de dados é um item físico, abrigando recursos de armazenamento, gerenciamento de servidores, telecomunicações e rede.

Os equipamentos encontrados, normalmente, são switches, roteadores, servidores e storages. O tamanho de um Data Center costuma variar, mas sempre dispõem de milhares de servidores e bancos de dados.

Como funciona um Data Center?

Considerando toda a revolução digital das últimas décadas, o Data Center é extremamente crucial para uma empresa competitiva.

O motivo principal é que nele todas as informações relevantes da instituição ficam armazenadas, garantindo o máximo de organização e da proteção dos dados.

O Data Center funciona como uma disponibilidade de equipamentos e recursos para que todos os sistemas imprescindíveis da empresa funcionem sempre corretamente.

Como ele é considerado um dos sistemas vitais de uma instituição, foi projetado para trabalhar de forma interrupta, evitando problemas e auxiliando na rotina corporativa.

Qual é o tamanho de um Data Center?

O Data Center tem um tamanho proporcional à dimensão da empresa em que opera. Afinal, ele deve ser suficiente para o processamento de dados e o armazenamento das informações

Apesar disso, eles podem ser compactos – funcionando em racks ou armários metálicos – ou até fazer a utilização de edifícios ou espaços específicos para esse objetivo.

Qual é a importância do Data Center para as organizações?

A verdade é que muita gente não enxerga a importância do Data Center para a sua vida. Desde o acesso do celular para entretenimento até para execução de pagamentos de boletos, o funcionamento pleno só é possível pela integração dos serviços a diversos Data Centers.

Para ter uma ideia, usando como exemplo de empresas do Vale do Silício, como o Google, Facebook ou a Microsoft, têm Data Centers gigantescos que atendem às demandas internas (colaboradores) e externas (clientes).

Os servidores dessas megacorporações costumam ser próprias, contudo, no caso de microempresas, os servidores podem ser terceirizados, de acordo com as possibilidades de investimento.

Considerando pontos importantes como segurança, manutenção e customização.

Podemos mencionar inúmeros benefícios de um Data Center para uma organização, tais como:

  • Personalização de projetos: através da customização, a empresa consegue escolher os recursos que mais se adaptam as suas rotinas corporativas, com o objetivo de trazer mais vantagens para modelo de negócios da instituição. Sendo assim, os produtos são modelados de acordo com as necessidades corporativas, sem que haja a necessidade de perder tempo, escolhendo entre um produto ou outro, por exemplo;
  • Livre de manutenções:  o Data Center tem uma equipe disponível a todo momento para fazer as chamadas manutenções preventivas. Ainda é possível acompanhar de perto a performance dos produtos em operação da empresa e, constantemente, ter relatórios sobre estes;
  • Segurança nas informações: infelizmente, as empresas estão vulneráveis a ataques cibernéticos que além de causarem um prejuízo incalculável, resultam no vazamento de dados confidenciais e roubos de informações. Através do Data Center, pode-se contar com ambientes físicos e virtuais seguros, já que a essência principal é a garantir a segurança contra hackers ou pessoas desconhecidas.

Compartilhe a sua dúvida!

Você tem mais alguma dúvida sobre Data Center? Entre em contato para que possamos te ajudar mais!

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Informativos
Armani Technology

Quais os riscos do Acesso Remoto via RDP?

Mas o que é Acesso remoto ou RDP? É um método utilizado para permitir acesso remoto a um computador, onde você consegue controla-lo como se estivesse presencialmente no dispositivo. O RDP é muito fácil de usar e amplamente implementado. Quando usado em uma rede…

Leia mais »
Informativos
Armani Technology

Tecnologias indispensáveis para empresas

Sua empresa pode estar indo bem mas é sempre bom melhora-lá, não é mesmo? Estamos vivendo em uma época que a tecnologia está mais acessível do que nunca, tornando-a praticamente indispensável em nosso dia a dia. Hoje temos acesso a novas formas de nos comunicar, novas…

Leia mais »

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.