Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

Porque se deve sempre utilizar softwares legítimos

Investir em sistemas de gestão mais abrangentes e legalizados não auxiliam apenas no gerenciamento, mas eles podem também ser essenciais na operação como no planejamento de uma empresa.

A partir do momento que há a padronização da tecnologia de informação, é mais fácil minimizar custos, permitindo uma tomada de decisão rápida e precisa dentro da empresa.

Ainda que seja tentador economizar, por conta dos altos valores atrelados aos sistemas gerenciais com reconhecimento de mercado, há inúmeras vantagens neste investimento.

Maior rapidez na solução de problemas, diminuição nas paralizações… nós vamos provar a importância de investir em tecnologia de informação.

Para compreender mais o porquê se deve sempre utilizar softwares legítimos e a padronização dos setores TI, confira o artigo abaixo!

 

Porque se deve sempre utilizar softwares legítimos: importância

Antes de qualquer coisa, ao falarmos sobre padronização em TI, seria a junção do hardware e do software dentro de uma empresa.

Exatamente por este motivo, para que os todos os processos de uma organização trabalhem de forma integrada, a padronização se faz tão necessária.

Infelizmente, por conta da rápida evolução em equipamentos de informática somada à atualização quase que diária de softwares em geral, acaba exigindo máquinas cada vez mais velozes.

É praticamente impossível conseguir acompanhar esta corrida contra os contínuos avanços das tecnologias.

Contudo, há um lado positivo nesta história.

Por conta desta grande concorrência, há uma redução significativa em custos e serviços.

Por isso, ao optar por softwares legítimos e padronizados, você evitará inúmeros riscos e prejuízos presentes (e futuros).

 

Porque se deve sempre utilizar softwares legítimos: como padronizar o TI dentro de uma empresa

Para conseguir padronizar de maneira eficiente a tecnologia de informação dentro de uma empresa, o ideal é dividir em três etapas:

  • Hardware;
  • Software;
  • Infraestrutura.

 

Padronização: hardware

O ideal é que todos os equipamentos sejam padronizados e de uma mesma marca ou fornecedor. Para escolher o fornecedor ideal, reflita sobre o suporte técnico que será dado a sua empresa.

Dependendo da quantidade de equipamentos, veja a possibilidade de comprar diretamente com o fabricante, o que poderá ajudar na distribuição e em minimizar o custo.

Porém, se forem poucas peças, tente negociar com o distribuidor.

Busque ter equipamentos iguais em suas configurações, já que no caso de uma troca, será mais fácil fazê-la.

 

Padronização: software

No caso do software, tanto o sistema básico como o de automação necessitam ser padronizados. Além disso, lembre-se da legitimidade (nada de usar sistemas pirateados, sem certificação).

É importante ressaltar que ao optar por usar planilhas, editores de textos e correio eletrônico diferentes dos mais usados por outras organizações, acaba prejudicando no contato com clientes e negociações (intercâmbio de arquivos, por exemplo).

Independentemente do tamanho de uma empresa, ela deve ter um sistema integrado, conhecido como ERP (Enterprise Resource Planning).

Quando todas as operações ficam registradas em um mesmo sistema, qualquer retrabalho, erro ou perda de tempo serão evitados dentro da instituição.

Sendo assim, pesquise tanto quanto for possível, mas saiba que existem diversos sistemas de gestão e um atenderá o perfil da sua empresa.

 

Padronização: infraestrutura

Assim como o hardware e o software necessitam de padronização, a infraestrutura de uma empresa também.

Podemos citar como “infraestrutura”, o relógio de ponto, impressoras, coletores de dados, smartphones e tablets, sendo que todos estes equipamentos devem ser homogeneizados.

Inclusive, até os navegadores de internet devem ser os mesmos aos colaboradores.

Aliás, este pode ser considerado o ponto crítico da padronização: risco de ataques cibernéticos. Sendo assim, todos os equipamentos devem ter antivírus atualizados e legítimos, além de uma estrutura de firewall bem dimensionada. 

 

Porque se deve sempre utilizar softwares legítimos: benefícios

São inúmeras as vantagens de ter softwares legítimos além de padronizar a tecnologia da informação dentro de uma empresa.

Veja alguns abaixo:

  • Redução das perdas na execução das atividades;
  • Redução de custos;
  • Menor risco de ataques cibernéticos;
  • Maior segurança;
  • Maior rapidez na solução de problemas;
  • Maior facilidade de administrar os recursos de TI;
  • Aumento da transparência nos processos;
  • Diminuição das paralisações;
  • Diminuição das interfaces entre sistemas.

 

Deixe sua dúvida!

Você tem mais alguma dúvida sobre o porquê se deve sempre utilizar softwares legítimos ou da importância da padronização de TI?

Aproveite e envie seus comentários para que possamos te ajudar!

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.