Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

Segurança da informação no Metaverso e Hiperconectividade

A palavra Metaverso é a junção do prefixo “meta” (além), e do radical “verso” (universo) significando “além do universo’.

O metaverso é o conceito utilizado para definir os mundos de realidade virtual, onde é possível criar, explorar e interagir com outras pessoas que não estão no mesmo espaço físico que você.

Na concepção atual de metaverso, eles são ambientes em que pessoas podem se conectar por meio de avatares e fazer tudo como se estivessem no mundo real: buscar informações, se comunicar, fazer compras e trabalhar.

Armani Technology está atenta na sua segurança, e prontos para fazer a imersão do seu negócio no Metaverso, vamos juntos!

A tecnologia já está sendo discutida há alguns anos, com ambientes como Fortnite e Minecraft, que reúnem jogadores em mesmas instâncias do jogo para interagirem e compartilharem experiências sendo considerados exemplos de metaversos, assim como interações a partir de Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (RV).

Riscos e a Segurança da informação no Metaverso

Insegurança para identidade do usuário

O metaverso é intensificado, pautado em experiências e interatividade; as pessoas são o ativo mais importante nesse universo digital. Sendo assim, o roubo de identidade é uma ameaça persistente no metaverso, um grande desafio.

 

Roubo de contas e identidades

Com o login de grande parte dos metaversos sendo idealizado como uma extensão das credenciais usadas para entrar em redes sociais ou games, um roubo de conta pode ocasionar em criminosos usando a identidade virtual das vítimas para diversas fraudes, como já ocorrem, em um escopo diferente no WhatsApp.

Além disso, roubo de dinheiro e itens raros de jogos, informações pessoais e dados de cartões de créditos também podem ocorrer.

Para prevenção destes golpes, a melhor forma é usar autenticação de dois fatores, senhas fortes e evitar compartilhar informações com terceiros desconhecidos.

 

Dados e o desafio da privacidade no metaverso

A privacidade online é um enorme desafio para a realidade digital que já conhecemos e vivemos hoje. Entretanto, já possuímos legislações e soluções focadas em cuidar da privacidade na internet.

No metaverso, o desafio é novo e, consequentemente, maior. Isso é verdade também pelos tipos de dados coletados.

Os sistemas de realidade virtual funcionam capturando dados biológicos extensos sobre o corpo de um usuário, incluindo dilatação da pupila, movimento dos olhos, expressões faciais, temperatura da pele e respostas emocionais a estímulos.

 

Golpes de engenharia social

Stalkers também serão perigos no metaverso. Se até aplicativos de namoro contam com goles de engenharia social, por qual razão não esperar o mesmo do metaverso?

Pessoas se passando por outras, realizando o famoso catfish (tipo de atividade enganosa em que uma pessoa cria uma identidade falsa nas redes sociais), perseguições de stalkers e até mesmo doxing podem ocorrer neste ambiente.

Nestes casos, além de sempre correr atrás de identificar com quem você está falando no metaverso, é importante também sempre estar atento a eventuais perseguições e sempre denunciá-las.

Outros cenários do Metaverso

Privacidade

Metaversos são como redes sociais, apenas em uma realidade virtual, o que torna extremamente importante que os internautas saibam como proteger seus dados pessoais de acesso de terceiros.

Atualmente, não se sabe ainda como o compartilhamento destas questões funcionarão no metaverso, mas é bom ter em mente cuidados como não postar informações de forma pública, tentar ao máximo deixar seus dados privados para contatos e assim por diante, para conseguir ter uma experiência privada e segura com a tecnologia.

 

Ética e conteúdos no metaverso

Uma experiência de interação em um espaço digital traz consigo o lado sombrio do mundo real, por isso, questões éticas e de moderação de conteúdos são outros grandes desafios no metaverso.

Não à toa, já temos casos de assédio registrados, além de quantidades preocupantes de conteúdos fraudulentos e perigosos.

Esse desafio conversa com a questão da privacidade, apontando para o mesmo problema: ausência de mecanismos regulatórios adequados para lidar com esses riscos.

As ameaças do metaverso mostram o velho problema do mercado de TI: as novas tecnologias, refletindo e considerando a segurança como uma medida tardia.

Ainda que o assunto da mesa envolva novas tecnologias e ideias transformadoras, a segurança é sempre tratada como um fator secundário.

Não espere o futuro chegar para enxergar a necessidade de mudar essa mentalidade.

Segurança é um fator indispensável para a tecnologia, quanto mais cedo entendermos isso, melhor será.

 

Problemas ligados ao blockchain

Muitas informações e posses no metaverso serão registradas em blockchains descentralizadas, para permitir a privacidade das transações e dos usuários.

Ao mesmo tempo, isso tornará todos esses bens voláteis, e caso forem roubados, a dificuldade de conseguir recuperá-los também é uma questão a se ter em mente.

Em geral, as mesmas recomendações para proteger carteiras de criptomoedas funcionarão, pelo menos no cenário atual de metaversos. Não compartilhar informações com terceiros, sempre acessar em computadores seguros e confiáveis e assim por diante.

Agora, no futuro, não sabemos ainda nem como a blockchain irá evoluir e nem como criminosos se adaptarão ao ambiente meta.

 

Perigos para as crianças

Crianças podem correr perigos no metaverso.

Conforme tecnologias começam a fazer parte do nosso dia a dia, é mais comum que crianças as utilizem também.

E em metaversos, em especial os acessados via VR e AR e com interação entre os usuários, isso pode ser extremamente preocupante, podendo gerar possíveis experiências de encontro com abusadores infantis quase que “fisicamente”.

É importante então sempre tomar medidas de controle parental, quando disponíveis, além de evitar deixar as crianças entrarem no metaverso sem supervisões.

A Armani Technology tem perspectiva de evoluir e melhorar as soluções e estratégias de nossos clientes.

Você não precisa esperar a concretização do metaverso ou de outras tecnologias. Comece sua imersão com a Armani Technology.

Entre em contato, e saiba como iniciar no Metaverso com total segurança.

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Informativos
Armani Technology

Conheça as vantagens do Kaspersky Endpoint

O número de ciberataques continua crescendo em todo o mundo, e principalmente no Brasil, que é um dos países mais vulneráveis a ciberataques do mundo. Soma-se à isso o crescimento e complexidade das infraestruturas de rede das empresas e você tem em mãos um grande desafio.

Leia mais »

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.