Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

Entenda a importância de usar VPN em sua empresa

A importância de uma VPN para empresas pode ser resumida em três palavras: conectividade, mobilidade e segurança. Também pode ser a solução para melhorar a segurança e a velocidade de processos.

Apresentaremos neste artigo, o que é VPN e a importância das Redes Privadas Virtuais para garantir a segurança digital da sua empresa.

Usando a rede VPN como ferramenta de segurança da informação, você pode definir diversas regras de acesso. Definindo quem pode acessar qual tipo de dado, o tipo de ação que ela pode realizar em determinado local.

Tudo isso ajuda a organizar sua equipe com critérios de acesso de acordo com suas funções.

Em tempos de pandemia do coronavírus, essa opção também é ótima para proteger as conexões dos colaboradores que estejam operando remotamente.

Vamos começar?

 

O que é VPN?

A sigla VPN (Virtual Private Network), ou Rede Privada Virtual, é uma ferramenta muito importante para garantir a segurança das informações pessoais e empresariais.

O nome VPN vem do inglês Virtual Private Networking, que nada mais é do que o próprio nome sugere: uma rede privada, criada em um ambiente virtual.

Você pode imaginar ela como um túnel que passa de forma segura pela internet, te levando diretamente para o ambiente de rede de sua empresa. Apenas você e os colaboradores autorizados poderão ter acesso.

Isso porque ela proporciona o tráfego de dados de forma segura e também possibilita o acesso a uma rede corporativa interna, mesmo que o colaborador esteja trabalhando em casa.

A VPN garante mais segurança tanto no envio e recebimento como no compartilhamento de dados.

Como todas essas características são muito importantes para qualquer ambiente empresarial, ela se tornou um item bastante procurado pelos gestores.

Comunicados mais simples ou até mesmo uma transação crucial para a empresa são operações que passam a ser realizadas com um nível elevado de segurança.

 

A VPN faz com que os usuários consigam definir uma conexão segura com outra rede, pela internet. Assim, será mais fácil proteger as atividades de navegação de visitantes indesejáveis.

Um exemplo interessante é a utilização de redes públicas de Wi-Fi, como aquelas que operam em grandes centros comerciais e aeroportos.

Apesar de facilitarem a vida de trabalhadores que estejam longe da sede da empresa, essas conexões podem ser perigosas para usuários que não contem com uma proteção adequada.

 

Mas como garantir essa proteção?

É aí que entram as VPNs. Criadas originalmente para conectar redes empresariais, elas evoluíram e se tornaram uma das principais tecnologias para se prevenir contra os riscos de uma invasão em uma conexão corporativa.

 

A Armani Technology entrega soluções em VPNs com o FortiGate da Fortinet

Considerando o valor tão alto dos dados para as organizações e a preocupação em se fornecer visibilidade e segurança avançada, o FortiGate da Fortinet se apresenta como uma importante solução para redução de custos e total visibilidade de aplicativos, usuários e redes, com alta segurança.

Diante de um cenário de ameaças cada vez mais complexo, a abordagem de rede baseada em segurança da Fortinet permitiu que ela continuasse a fortalecer sua participação no mercado como o fornecedor número um em hardware de cibersegurança.

Os firewalls de próxima geração do FortiGate (NGFWs) permitem que os funcionários das organizações se conectem com segurança à rede da empresa quando for necessário trabalhar remotamente, através do VPN.

Os FortiGate Next-Generation Firewalls utilizam processadores de segurança equipados com inteligência artificial.

Proteção de alta nível e inspeção de alto desempenho do tráfego de texto não criptografado e criptografado.

Além disso, fornece visibilidade automatizada de aplicativos em nuvem, dispositivos IoT e protege a rede empresarial contra ataques conhecidos e desconhecidos.

Funcionalidades do FortiGate:

  • Proteção contra ameaças de alto desempenho;
  • Proteção de aplicativos;
  • Avaliação contínua de riscos via automação;
  • Compartilhamento de ameaças para proteção rápida e automatizada;
  • Gerenciamento de segurança através de uma política estabelecida pela empresa.

Um aspecto importante para a continuidade do trabalho durante o home office ou qualquer outro tipo de acesso remoto é que as soluções oferecidas pelas empresas aos usuários sejam fáceis de usar e que os dispositivos implantados sejam pré-configuráveis.

O FortiGate conta com uma arquitetura ampla, integrada e automatizada, permitindo também um maior monitoramento e gerenciamento, através da visibilidade total de todos os aplicativos conectados.

Soluções aos usuários do FortiGate também possam aproveitar muito mais, além da VPN:

  • FortiToken e FortiAuthenticator: permitem a autenticação multifatorial de usuários remotos (autenticação em duas ou mais fases);
  • FortiSandbox: fornece proteção avançada contra ameaças, através da análise de malware e outros conteúdos suspeitos em uma área restrita antes de chegar ao destino;
  • FortiAPs: fornece conectividade sem fio segura em locais de trabalho remoto, adequada para todos os perfis de usuários;
  • FortiFone: uma solução de telefonia de voz sobre IP (VoIP) segura, que provém tráfego protegido, gerenciado e monitorado. Essencial para usuários avançados e super usuários que compartilham informações extra confidenciais da organização por telefone.

Descubra como a Armani Technology fortalecerá a segurança de seus usuários com serviços de VPNs da Fortinet.

 

Aplicações da VPN em sua empresa

Em termos simples, uma VPN conecta seu PC, smartphone ou tablet a outro computador (chamado servidor) em algum lugar da Internet e permite que você navegue na Internet usando as credenciais e a conexão deste computador.

Conectadas a cada ponto de acesso, as máquinas verificam a autenticidade dos dados compartilhados.

Portanto, se esse servidor estiver em um país diferente, ele aparecerá como se você estivesse vindo daquele país e você poderá acessar coisas que você não poderia normalmente.

É possível usar uma VPN para:

  • ignorar restrições geográficas em sites ou transmitir áudio e vídeo;
  • proteger-se de bisbilhotar pontos de acesso Wi-Fi não confiáveis;
  • ganhar pelo menos algum anonimato online escondendo sua verdadeira localização.

Pessoas: atualmente, a grande maioria das pessoas está usando VPN para torrents ou ignorando restrições geográficas para assistir a conteúdo em um país diferente.

Empresas: com a popularidade do conceito de mobilidade corporativa, elas se tornaram ainda mais importantes para garantir mais segurança para colaboradores que trabalhem em campo e estejam longe dos profissionais da equipe interna de TI.

Outros usos de exemplo para VPNs:

As VPNs são uma ferramenta bastante simples, mas podem ser usadas para fazer uma ampla variedade de coisas, como:

  • acessar uma rede empresarial m;
  • ocultar sua atividade de navegação de sua rede local;
  • acessar sites da Web bloqueados;
  • desviar a censura na Internet;
  • download de arquivos.

 

Quais são as melhores opções de VPN?

Levando em conta que você irá contratar a Armani Technology para prestar este serviço para você.

As melhores opções de VPN empresarial são aquelas que oferecem as seguintes características:

  • garantia de privacidade nas conexões;
  • garantia de disponibilidade do serviço 24/7;
  • limite de dados mais altos ou mesmo nenhum limite;
  • alta velocidade de conexão e baixa latência;
  • opções variadas de uso de acordo com a necessidade de sua empresa;
  • quantidade de conexões simultâneas permitidas;
  • facilidade em como acessar VPN da empresa.

Para garantir sua total satisfação, entre em contato com Armani Technology.

 

Qual é a importância do VPN para as empresas?

As vantagens do VPN podem ser exemplificadas pela discrição e segurança que conferem aos usuários da sua empresa.

VPN também é importante para gestores que queiram garantir que a troca de informações entre colaboradores seja a mais sigilosa possível.

Outro benefício é que ela ignora restrições geográficas aplicadas a alguns sites. Se um colaborador tiver que se deslocar para outro país, por exemplo, pode ser que uma determinada página não seja acessada pela conexão tradicional — assim, a VPN servirá para simular que a rede do usuário é compatível com o sistema daquela nação, liberando a entrada.

Outra vantagem significativa é garantir segurança no acesso a conexões Wi-Fi que sejam diferentes daquelas que o usuário utiliza normalmente.

Isso é especialmente importante para equipamentos que estejam configurados para procurar conexões de forma automática, o que traz vulnerabilidade para a própria rede corporativa.

Com a tranquilidade para trabalhar sem precisar se preocupar com questões de segurança, a produtividade aumenta.

 

Conclusão

Como pudemos ver no artigo, as Redes Privadas Virtuais são excelentes para garantir anonimato, segurança e sigilo dos dados.

Dessa forma, ela otimiza até mesmo o trabalho remoto ou home office, já que protege a navegação dos usuários mesmo que ele esteja longe do ambiente físico da empresa.

Agora que você sabe tudo sobre VPN para empresas, ficará fácil tomar a sua decisão junto com a Armani Technology.

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.