Hoje em dia a internet é uma ferramenta de trabalho indispensável para todas as empresas que usam a conexão para partilhar dados de diferentes nichos entre contas. Informações desde simples contratos, até a transações financeiras e dados sigilosos circulam livremente dentro da rede das empresas. E para que você tenha todos os seus trafegando de uma forma segura pela internet é essencial o uso de uma ferramenta que te assegure isso. Melhor dizendo, você precisa de uma VPN. Mesmo ela sendo tão importante ainda há muitas empresas que não sabem o que é uma VPN, como ela funciona e seus tipos e por isso vamos esclarecer para você os fatos mais importantes.
O que é VPN
VPN (Rede Virtual Privada), é uma rede privada, estruturada sobre infraestrutura de uma rede pública como a internet. Ou seja, uma forma segura de você acessar a rede de sua empresa através da internet.
Nos dias de hoje, os principais usuários deste conceito ou tecnologia são empresas, dos mais variados portes e segmentos, que a utilizam o recurso para permitir que escritórios e funcionários remotos se conectem com total segurança a sua rede privada, utilizando conexões de internet convencionais (públicas ou domésticas).
O conceito de VPN surgiu de duas necessidades:
1 – Substituir as linhas privadas de antigamente por tecnologias mais baratas, que permitem conectar pessoas e unidades de negócio com um baixo custo
2 – Utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura.
Grande parte das empresas mantêm VPNs para que os seus funcionários possam acessar arquivos, aplicativos empresariais, impressoras e outros recursos na rede através de um acesso remoto seguro. Com isso se deu a possibilidade de muitos funcionários e empresas optarem pelo regime de Home Office, onde conseguem trabalhar de casa mas como se estivessem no escritório.
Através de quais protocolos uma VPN pode ser implantada?
Para implantar uma VPN na sua empresa, o gestor precisa primeiramente definir o protocolo de comunicação a ser utilizado. Cada protocolo possui características próprias, com vantagens e desvantagens, tal como apresentado a seguir.
PPTP
O PPTP (Point-to-Point Tunneling Protocol) ainda tem grande utilização, embora não seja a solução mais recomendada por questões de funcionamento do protocolo e criptografia. Sua popularidade, no entanto, é decorrente de alta compatibilidade com sistemas operacionais e dispositivos móveis.
L2TP
O L2TP (Layer 2 Tunneling Protocol) combina conceitos de PPTP e L2F, um protocolo mais antigo desenvolvido pela Cisco Systems. Ele é considerado o protocolo de encapsulamento da Internet padrão da indústria, possuindo quase a mesma funcionalidade do protocolo PPTP. Porém, o L2TP é mais seguro que o PPTP, já que ele faz todas as verificações e validações de segurança e habilita a criptografia de dados.
IPSec
A suíte de protocolos IPSec (Internet Protocol Security) oferece proteção no nível da camada IP (Internet Protocol) para comunicações pela Internet. Embora tenha implementação mais complexa e sofra constantemente com problemas de interoperabilidade entre fabricantes, é a tecnologia padrão de mercado, não somente pela arquitetura, mas por suportar um conjunto bastante completo de suítes criptográficas.
SSL
O SSL (Secure Socket Layer), como os demais tipos de protocolos VPN, permite estabelecimento de comunicação (Site to Site / Site to Cliente etc), de forma segura. Em muitas implementações, o SSL permite que a sessão possa ser iniciada através do próprio navegador, o que confere bastante comodidade aos usuários.
Esta tecnologia tem tido muito crescimento nos últimos 5 anos pois acomoda a flexibilidade e segurança, retirando muitos dos desafios de implantação e de comunicação entre fornecedores distintos apresentados por implementações IPSec.
Em muitos casos a escolha do protocolo não é uma opção, e sim uma recomendação do fabricante ou da outra parte que deseja-se comunicar. Por conta disso, o mais interessante é certificar que o propósito da VPN esteja sendo contemplado pela solução implantada, que é oferecer um método de comunicação seguro através da internet, impedindo a quebra de integridade e confidencialidade das informações.
Por quê utilizar uma VPN?
Existem muitas razões para as empresas buscarem cada vez mais a utilização de VPNs, dentre elas podemos destacar o aprimoramento da segurança, privacidade e integridade dos dados trafegados. Além disso, as VPNs possibilitam que os usuários acessem dados sensíveis da empresa em redes públicas, de maneira segura, trazendo maior disponibilidade e mobilidade para negócios e pessoas.
1- Segurança
É impossível falar de benefícios da VPN sem mencionar a segurança que ela oferece para as empresas. Principalmente aquelas em que os dados são o maior recurso como, por exemplo, patentes sigilosas, dados confidenciais de usuários e clientes, etc. Ao usar essa ferramenta você assegura que os funcionários possam trabalhar sem que o sistema esteja ligado, diretamente, à rede pública, o que reduz drasticamente os riscos de possíveis invasões ou falhas de segurança.
2- Economia
A VPN é um dos métodos mais econômicos para proteção dos seus dados. Por isso é considerada uma solução hábil, simples e também muito eficaz mesmo que as empresas não façam grandes investimentos em segurança. É claro que essa não deve ser a única tecnologia utilizada em uma empresa, porém, ela já coloca o seu negócio muito à frente de outros apenas garantindo a segurança a um preço justo.
3- Produtividade
É normal que alguns colaboradores tenham um certo cuidado com o acesso à internet, afinal isso pode se tornar uma ameaça para toda a empresa. Porém, com o uso da VPN essa preocupação acaba desaparecendo e, ao invés de se preocupar com a segurança das suas conexões, o trabalhador pode focar em desenvolver o seu trabalho, aumentando assim a produtividade do negócio. Afinal não há riscos de acesso a uma rede pública sem proteção.
4- Mobilidade
Outra grande vantagem da VPN é que o provedor pode estar fora da empresa e mesmo assim continuar oferecendo e obtendo IPs de diferentes locais criptografando todos eles e fazendo essa ponte entre o envio e recebimento dos dados.
A verdade é que cada vez mais empresas contratarão o serviço VPN para os seus negócios afim de proteger os dados compartilhados e assegurar o sigilo em suas transações, principalmente nesse ano de 2019 onde o medo de ataques ou falhas em sistemas de segurança das empresas se fazem sempre presentes.
Sendo assim, as VPNs auxiliam na eliminação de barreiras relacionadas a comunicação e manutenção de atividades, fora do ambiente de trabalho, aliando conceitos de produtividade sem comprometer a segurança de dados e sistemas corporativos, refletindo em ganhos, inclusive financeiros, para as empresas. Desta forma, as VPNs permitem encurtar distâncias, facilitando a comunicação entre pessoas e empresas, com máxima segurança.
Sua empresa ainda não utiliza soluções focadas em acesso remoto seguro? Entre em contato conosco e nosso grupo desenvolverá o melhor plano de ação para garantir a segurança e privacidade dos dados da sua empresa. Possuímos os melhores produtos e soluções que se encaixam no seu modelo de negócios.
Fonte: CanalTech