Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

Como se proteger de ataques de Ransomware?

Vírus do tipo Ransomware, são popularmente conhecidos como aqueles que criptografam os arquivos e, em seguida pedem um resgate. Já vimos isso acontecer em filmes e séries e, muita gente já viveu isso na pele.

Para evitar se deparar com esse tipo de situação, é importante manter alguns cuidados. Quer aprender as boas práticas para a prevenção desse tipo de situação?

Continue a leitura para mais informações.

O que é ransomware?

Antes de mais nada, é importante saber que estamos falando de um tipo de malware frequentemente usado por criminosos na tentativa de extorsão.

Realiza a criptografia dos dados e pede resgate para liberação desses arquivos.

Esse tipo de ataque tem como objetivo retorno financeiro, é por isso que é solicitado um pagamento para obtenção de uma chave para recuperação dos arquivos. Normalmente, é pedido que esse pagamento seja em bitcoin.

A infecção pode ocorrer através de páginas infectadas, vulnerabilidades no sistema e phishing, que são e-mails de procedência duvidosa com links ou arquivos infectados. Uma vez que a máquina foi infestada, esse malware é instalado e já acessa todo o centro de comando e controle, realiza a criptografia dos dados e solicita o resgate.

O pagamento não garante o envio da chave para liberação dos dados. Em alguns casos, durante o ataque, arquivos que já estavam criptografados podem ser descriptografados para demostrar que podem salvar todos os arquivos infectados, tudo isso para manipular o pagamento de resgate.

O ideal mesmo é sempre focar na prevenção, uma vez que não existe garantia nenhuma de recuperação dos dados mesmo após o pagamento.

Existem também os casos em que há uma chave criptográfica pública que pode ser encontrada online.

Além disso, na deep web, existem pessoas que alugam serviços de criptografia para terceiros.

Dito isto, vamos agora para um pequeno manual com as melhores práticas para evitar que esse tipo de mal atinja os seus dados.

Manual para proteção contra Ransomware

Criar e aplicar uma política de segurança da informação na empresa

É essencial documentar as ações no uso de recursos tecnológicos e orientações quanto aos processos adotados pela empresa e que os colaboradores devem seguir.

É importante que os colaboradores estejam conscientes de todos os riscos que suas ações podem causar e das vulnerabilidades existentes.

Todos devem estar alertas e ter atitudes proativas para proteção contra ransomware, como não abrir anexos de remetente desconhecido (procedência duvidosa), por exemplo.

 

Fazer uso de Firewall e Antivírus de qualidade (softwares de proteção)

Além disso, é importante estar atento à configuração desses programas para total proteção na transferência de dados.

 

Fazer uso de serviço de e-mail corporativo com Antivírus e AntiSpam

A recomendação se faz necessária porque a replicação desse ataque pode ocorrer de forma automática através de links e arquivos enviados por e-mail. Utilizar filtros para arquivos executáveis, zipados, etc.

Manter o antivírus atualizado e também fazer uso de uma proteção adicional exclusiva para ransomware. Manter todos os sistemas atualizados e também a opção de utilizar os serviços de e-mail na nuvem.

 

Backup de arquivos, principalmente em nuvem

O backup é essencial, pode ser feito em um servidor em uma rede apartada, em um HD externo e deve ser apartado justamente para evitar que o backup também seja infectado, pois invalidaria o objetivo do backup.

É por isso que indicamos fortemente o backup em nuvem.

 

A Armani é especialista nesse tipo de solução e estamos perfeitamente aptos para tornar a sua empresa mais segura. Caso haja falha em algum dos cuidados que mencionamos acima, o backup em nuvem entrará em ação salvando o dia!

O backup dos seus dados é feito automaticamente evitando a perda de informações devido falta de energia ou falha de hardware.

Os dados são distribuídos em diversos servidores, garantindo o acesso no caso de falha em algum.

Destacamos também a recuperação de dados no caso de um cenário emergencial, como desastres naturais, por exemplo.

Coloque essas dicas em prática e mantenha sua empresa segura gastando pouco e pensando simples.

Seus dados seguros!

Pensou em proteção de dados, proteção contra ransomware e backup em nuvem, não tenha dúvidas sobre quem contratar!

Você está no lugar certo para acessar a melhor solução e desfrutar de um atendimento impecável, entre em contato conosco.

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.