Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

Conheça a importância da Consultoria e Governança de T.I. para startups

  • Home
  • /
  • Informativos
  • /
  • Conheça a importância da Consultoria e Governança de T.I. para startups

É inegável o quanto a área de TI se tornou essencial para a expansão das organizações. E quando falamos de startups que estão diretamente voltadas à inovação e ao rápido crescimento, TI é ainda mais importante.

Para focar no desenvolvimento da sua startup, é importante dar atenção para a Consultoria e Governança de T.I. para startups.

Quer entender um pouco mais de como esse processo funciona? Continue a leitura.

 

Governança Corporativa e Governança de T.I.

As ações da Consultoria e Governança de T.I. para startups devem estar completamente alinhadas à Governança Corporativa. Ambas devem trabalhar para que a empresa alcance as metas e objetivos definidos.

Então, para deixar tudo mais descomplicado, vamos conceituar esses dois tipos de governança:

Governança Corporativa

Engloba as boas práticas e bases de gestão responsáveis pelo desenvolvimento da empresa, de forma que seja mais sustentável e saudável. Ela tem como benefícios: evitar fraudes, aprimorar o profissionalismo exigindo qualificação e facilitando o processo de sucessão de lideranças.

Essa governança traz as seguintes vantagens competitivas:

  • Gestão eficiente com excelentes resultados;
  • Facilidade na negociação com investidores devido a transparência e finanças em ordem;
  • Geração de marca de impacto para os clientes e a comunidade, pois tem responsabilidade social e ambiental.

Governança de T.I.

Essa governança lida com boas práticas e processos para o desenvolvimento da área da T.I., garantindo a segurança da informação enquanto protege a empresa de ataques cibernéticos ou até mesmo de perda de dados.

Além disso, é através da Governança de T.I., que é realizado o alinhamento estratégico, permitindo que a área trabalhe de acordo com as decisões da alta gestão e, também, é capaz de mensurar o desempenho para que os devidos ajustes sejam feitos.

A Governança de T.I. traz vantagens competitivas, como:

  • Maior produtividade através do uso de tecnologias mais apropriadas;
  • Maior produtividade dos profissionais envolvidos, agregando mais eficiência nas entregas;
  • Redução de custos, devido a excelente estrutura e gestão da área, apoiando o aumento do lucro;
  • Geração de valor, uma vez que permite que a organização alcance os objetivos estratégicos traçados anteriormente.

No melhor dos mundos, trabalhando em conjunto, é possível se beneficiar dos dois tipos de governança e, ainda acessar todas as vantagens competitivas que ambas fornecem, inclusive quando se trata de Consultoria e Governança e T.I. para startups.

 

Consultoria e Governança de T.I. para Startups na prática

Quando a empresa está alinhada e tudo está fluindo nesses dois campos, uma startup se torna atrativa para o investidor, pois adota as atitudes esperadas, controla a gestão da empresa, preza pela transparência, controla riscos operacionais e o negócio pode passar por auditorias sem grandes problemas, já que tudo está dentro dos conformes.      

É importante ter em mente que a Consultoria e Governança e T.I. para startups ou até mesmo outros tipos de empresas, não devem ser tratados como um apoio pontual ao negócio, mas sim uma parceria que precisa fazer parte da vida da organização, sendo um processo constante de atuação.

O nível de sofisticação da governança é mostrado diretamente no valor percebido nas entregas que chegam até os clientes. Isso é um diferencial enorme em relação aos concorrentes.

Quando falamos de governança, falamos mais de essência do que aparência e esse é um excelente momento para trazer os principais pilares da Governança de T.I., que são:

  • Gestão de serviços – é através dessa gestão que vamos alcançar a satisfação dos clientes com eficiência operacional, redução dos custos, suporte útil, alinhamento do setor de TI com a área de negócios e muito mais;
  • Gestão de projetos – visando entregas mais ágeis e assertivas;
  • Nível de maturidade em desenvolvimento – o foco é elevar o nível de maturidade, reduzindo falhas não identificadas em testes, diminuindo riscos gerais e atendendo requisitos legais;
  • Gestão de processos – é aqui que são identificados, desenhados, executados, documentados, medidos, monitorados, controlados e aperfeiçoados todos os processos de negócio;
  • Gestão de segurança da informação – tido como um dos pontos mais importantes quando se trata de T.I., onde pode ser aplicada a ISO 27001, como norma de segurança da informação. Também é aqui que entra o gerenciamento de riscos, que garante a continuidade do negócio tomando ações preventivas e até mesmo preditivas e não somente corretivas.

 

Startup saudável e atrativa para investidores!

Não há razões para deixar de usufruir dos benefícios e vantagens competitivas fornecidas através da Consultoria e Governança de T.I. para startups!

A Armani Technology tem a expertise necessária que a sua empresa merece.

Caso exista alguma dúvida a respeito do que tratamos aqui sobre Consultoria e Governança de T.I. para startups, entre em contato conosco!

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Informativos
Armani Technology

Proxmox vs VMware: Escolha Inteligente para Virtualização Empresarial

Proxmox vs VMware: Escolha Inteligente para Virtualização Empresarial   Com a recente aquisição da VMware pela Broadcom e o subsequente aumento de preços, muitas empresas estão buscando alternativas confiáveis e acessíveis para suas necessidades de virtualização. Neste artigo, vamos explorar as vantagens tanto do Proxmox quanto da VMware, destacando por

Leia mais »

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.