O Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil e etc.
O AD é implementado em protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), que, traduzido ao pé da letra, significa: Protocolo Leve de Acesso a Diretório. Trata-se de um protocolo livre que é conhecido como o padrão do mercado para gerenciamento de informações de diretório distribuído sobre uma rede de Protocolo da Internet (IP).
Através da implementação de serviço LDAP, o Active Directory permite o uso de um único diretório para controle de acesso a todos sistemas e serviços dentro de uma rede corporativa. Isso significa que o colaborador de uma empresa não precisa criar um usuário e senha para cada sistema que tiver acesso, e sim utilizar seu usuário e senhas únicos(as).
Ele também possui um DNS para a nomeação de servidores e recursos, e também para resolução de nomes. Caso o serviço DNS não esteja disponível na rede durante a instalação do Active Directory, poderemos instalá-lo durante a instalação do Active Directory.
Agora que explicamos um pouco o que é o Active Directory, vem a nossa pergunta: Qual a importância do Active Directory?
O Active Directory é muito importante e útil em vários sentidos. O AD é uma implementação de serviço de diretório que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza as mesmas a usuários e administradores da rede. Ele é também um software da Microsoft que é utilizado em ambientes Windows, presentes no AD.
O Active Directory foi criado no sentido de organizar e principalmente ter um lugar centralizado para a busca de informações necessárias do dia-a-dia, para os nossos trabalhos. Acerca ainda do mercado podemos dizer que o Active Directory assumiu-se, ou seja, foi mais destacado pela sua segurança, disponibilidade e desempenho.
O AD é organizado de uma forma hierárquica, com o uso de domínios. Caso uma rede utilize o AD, o mesmo poderá conter vários domínios. Um domínio é um limite administrativo e de segurança, isto é, o administrador do domínio possui permissões somente num domínio, e não nos outros . As políticas de segurança também se aplicam somente a um domínio e não ao outros domínios. Por isso diferentes domínios podem ter diferentes administradores e também diferentes políticas de segurança.
Ao utilizar o AD teremos a nossa disposição os seguintes termos:
- Logon único : com esse recurso, o utilizador necessita apenas de fazer um logon para acessar os recursos em diversos servidores da rede, inclusive e-mail e banco de dados.
- Conta de usuário única : os usuários possuem apenas um nome de usuário para acessar os recursos da rede. As contas de usuários ficam armazenadas no banco de dados do Active Directory.
- Gerenciamento Centralizado : com os domínios baseados no Active Directory, temos uma administração centralizada. Todas as informações sobre contas de usuários, grupos e recursos da rede, podem ser administrados a partir de um único local no domínio.
- Escalonabilidade : os domínios podem crescer a qualquer momento, sem limite de tamanho. A forma de administração é a mesma para uma rede pequena ou grande.
Benefícios
A partir do momento que o Active Directory for implementado a infraestrutura se tornará escalonável, gerenciável e segura.
Implantar o Active Directory proporciona os seguintes benefícios à sua organização:
- Administração e gerenciamento de recursos simplificados. É possível delegar a administração a todos os níveis da organização e usar Diretivas de Grupo para centralizá-la.
- Maior segurança de rede e logon único para usuários. O AD oferece suporte a vários protocolos de autenticação e certificados.
- Interoperabilidade com outros serviços de diretório. O AD fornece interfaces abertas baseadas em padrões que interoperam com outros aplicativos e serviços de diretório, como aplicativos de e-mail.
Recursos que reduzem os custos administrativos, aumentam a segurança e proporcionam funcionalidade adicional. As partições de diretório de aplicativos permitem a definição de configurações para replicação de dados específicos a aplicativos nos controladores de domínio.
A cada ano que passa a Microsoft melhora cada vez mais a estrutura do AD para que o mesmo possa ser integrado com diversos outros serviços e não necessitaremos mais de diversos logins e senhas.
Não sabe implantar um Active Directory ou esta tendo problemas com o domínio de sua rede? Entre em contato conosco que iremos te auxiliar da melhor maneira.