Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

O que é infraestrutura de redes e como ela ajuda o seu negócio

  • Home
  • /
  • Informativos
  • /
  • O que é infraestrutura de redes e como ela ajuda o seu negócio

Você já ouviu falar em infraestrutura de redes? Conhece a importância dela? Pois bem: a infraestrutura de redes é essencial para garantir o funcionamento adequado de todas as interfaces de tecnologia da empresa.

Isso envolve desde os locais de armazenamento de arquivos, até a comunicação entre computadores.

Considerando a importância de manter todas as áreas da empresa conectadas e com seus recursos de trabalho disponíveis, fica claro porque é essencial contar com um profissional especializado em infraestrutura de redes, para garantir que o negócio se mantenha operacional.

Siga então nessa leitura e saiba mais sobre como a infraestrutura de redes ajuda o seu negócio.

O que é infraestrutura de redes, afinal?

A infraestrutura de redes é o “canal” de comunicação que garante tanto que a empresa tenha acesso à web, quanto que haja interação entre as áreas de negócio, através de sistemas e entre máquinas.

Levando em conta que em qualquer empresa, ainda que de pequeno porte, costuma ser essencial a conexão com a internet para que o negócio “gire”, além da necessidade de contar com um sistema que atenda minimamente as peculiaridades do negócio (como um sistema de cadastro ou de gestão financeira, por exemplo), fica fácil compreender por que a infraestrutura de redes é tão importante.

A importância da infraestrutura de redes

Você já deve ter passado pela situação de chegar a determinado local e não poder ser atendido ou realizar algo, porque “o sistema está fora do ar.” Além de desagradável, essa é uma situação que costuma gerar prejuízos para a empresa, tanto no potencial de vendas perdidas, quanto na perda de credibilidade.

Claro que um sistema pode ficar fora do ar por variadas razões, mas, uma infraestrutura de redes inadequada, certamente tende a causar esse tipo de problema. Por isso é importante garantir que a rede esteja disponível sempre, através de uma boa infraestrutura.

Além da disponibilidade, isso também traz mais segurança para o local, ajudando a evitar por exemplo, sobrecargas de energia.

Como é feito o dimensionamento da infraestrutura de redes

Explicando de maneira resumida, a infraestrutura de redes consiste na disponibilização de cabeamentos metálicos, conexões sem fio e/ou fibra óptica; além de recursos sistêmicos que possibilitem as interações entre sistemas.

O grande diferencial de uma rede bem estruturada é interligar todos os pontos de comunicação de maneira segura, organizada e eficaz, garantindo a funcionalidade adequada a todo o parque tecnológico da empresa. Para que isso seja possível, os profissionais responsáveis pela infraestrutura de rede precisam considerar:

  • Que a infraestrutura de cabeamento atenda às demandas da empresa;
  • Que haja disponibilidade de pontos de rede;
  • Que os sistemas utilizados disponham da performance adequada para uso na rede;
  • Que haja o cumprimento das normas de segurança da empresa;
  • Que haja a organização física adequada para comportar o cabeamento de rede.

Em resumo, é importante garantir uma boa infraestrutura de rede, pois, além disso permitir que haja a sincronia e o funcionamento correto dos equipamentos de tecnologia da informação da empresa; garantem a segurança e a organização necessários do ambiente físico. Afinal, ninguém quer tropeçar em fiações espalhadas pelo chão, não é mesmo?

Outro ponto relevante é que uma estrutura de redes bem feita ajuda a evitar a perda de dados durante os processos de comunicação, o que quando ocorre, costuma causar muitos prejuízos para a empresa.

Outro benefício de uma boa infraestrutura de redes é que ela torna a necessidade de manutenção pouco frequente, além de mais rápida e prática, contribuindo para a fluidez do trabalho e ajudando a reduzir custos.

Precisando de um especialista em infraestrutura de redes na sua empresa?

Um profissional especializado em infraestrutura de redes possui conhecimento e habilidade para planejar, projetar, implantar, fazer a gestão e, também, integrar redes de computadores.

Ele é capaz de identificar as necessidades de cada tipo de empresa, dimensionando a rede para comportar o que o negócio precisa para rodar com tranquilidade.

Além disso, o profissional de infraestrutura de redes propõe soluções viáveis para garantir a eficácia e a manutenção facilitada da rede. Dentre suas principais qualificações costumam estar a especialização em redes de computadores, programação, estatística, computação na nuvem, arquitetura, sistemas operacionais, banco de dados, segurança da informação e governança de TI.

O que você achou desse conteúdo? Deixei aqui seus comentários e dúvidas!

Contate a Armani Technology, consultoria de TI, e saiba mais sobre infraestrutura de rede.

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.