Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

Aumento de ciberataques: como se prevenir?

Atualmente, as ameaças cibernéticas crescem de maneira exponencial, fazendo com que empresas e usuários fiquem focados em adotar estratégias mais seguras para seus negócios.

Fato é que ano passado, o Brasil sofreu mais de 88 bilhões de tentativas desse “golpe”, ocupando o primeiro lugar no ranking de país com mais ciberataques.

Considerando esses dados preocupantes, é necessário que as organizações comecem a repensar suas estratégias usadas em TI para evitar essa insegurança toda.

Existem várias medidas preventivas e altamente eficazes que ajudam no combate dessa crescente onda.

Confira abaixo sete maneiras de prevenção contra o aumento de ciberataques, evitando incidentes desnecessários e que resultam em prejuízos incalculáveis!

Como prevenir ciberataques

É notável observar o aumento de ciberataques nos últimos anos, já que os hackers se beneficiam de sistemas vulneráveis.

Para evitar esse tipo de problema, existem sete dicas infalíveis para colocar em prática na sua organização, veja quais a seguir!

Como prevenir ciberataques: configure adequadamente as ferramentas

O primeiro e certeiro ponto para proteção contra ataques virtuais, é corrigir a configuração das ferramentas.

A partir disso, você conseguirá garantir a integridade da rede, impedindo que usuários sem autorização tenham acesso ao sistema da sua organização.

Caso exista dificuldade nessa tarefa, a melhor alternativa é contratar uma consultoria de TI.

O serviço conseguirá mapear as necessidades da sua empresa, fazer o planejamento de projetos e, ainda, executar as estratégias usando diversas ferramentas tecnológicas.

Sendo assim, será mais fácil saber configurar o sistema corporativo como, também, identificar possíveis melhorias a serem implementadas.

Como prevenir ciberataques: constante atualização

Não são apenas as configurações que devem estar corretas.

A atualização de equipamentos e sistemas são relevantes para garantir acesso às novas funcionalidades, reduzindo riscos de insegurança e garantindo maior controle nos acessos.

Como prevenir ciberataques: cuidado extremo com equipamentos pessoais

A partir de 2020, o trabalho remoto ganhou força por conta da pandemia de Covid.

Passados dois anos, é possível observar que existe a tendência de que as empresas tenham parte de suas operações fora da própria instituição. Por conta disso, é necessário ter atenção redobrada com os equipamentos de seus funcionários.

Caso a organização não forneça equipamentos próprios e não faça gerenciamento de sua segurança, existe um aumento exponencial de ciberataques.

Justamente pensando em evitar esse tipo de problema, o modelo anywhere operations é a melhor escolha já que auxilia no acesso remoto seguro, automação para suportar operações remotas, além de produtividade e outras vantagens.

Como prevenir ciberataques: monitoramento de acesso à rede

A partir do momento em que há o monitoramento de logs de uso de sistemas, é mais fácil que a organização consiga detectar algum tipo de ação fora do normal.

Usando sistemas como IDS (Instruction Detection System) e IPS (Intrusion Prevention System), sua organização conseguirá identificar atividades suspeitas. Além disso, os gestores conseguem ter mais controle sobre o tráfego corporativo.

Como prevenir ciberataques: gerencie o controle de acessos

Quando existe o gerenciamento de controle de acessos digitais, clientes, colaboradores e cidadãos conseguem fazer o login com código de segurança por meio de aplicativo móvel (dentre outros tipos de dispositivos), prevenindo ataques cibernéticos.

Um grande exemplo de software para essa tarefa é a Solução Tools4ever Identity as a Service.

Como prevenir ciberataques: tenha uma política de segurança de dados

Ter uma política de segurança de dados é assertiva para fornecer à área de TI da organização, um melhor foco nas suas ações.

Outra vantagem é que ela facilita a formulação de políticas de proteção com maior eficiência e, ainda, alinhada com as necessidades da empresa.

Confira algumas das ações importantes da política de segurança de dados:

  • Ter regras de uso de equipamentos pessoais dentro da organização;
  • Fazer os usuários seguirem as boas práticas (exemplo: uso de senhas fortes, criptografadas, fator de autenticação);
  • Implementar medidas que ajudem a prevenir, identificar e reduzir eventuais riscos;
  • Adoção de políticas de backup;
  • Dentre outras questões.

Como prevenir ciberataques: fique de olho nas tendências

Estar atento às tendências do setor e à conjuntura do mercado, é uma alternativa que minimiza o risco de ameaças.

É importante lembrar que as ameaças no mundo cibernético mudam constantemente, por isso, a organização deve estar alinhada com as tendências da área.

Sendo assim, procure mudar rotinas e repense sempre nos processos, dessa forma, você terá segurança para a sua instituição!

Conte com a Armani para evitar os ciberataques!

Como é notável, há maneiras diversas de proteger a sua empresa dos ataques cibernéticos.

O cuidado deve ser contínuo, sempre tendo uma postura preventiva, seguindo rotinas de detecção de incidentes e mecanismos que sejam eficientes para mitigar ataques.

Se você ainda tem dúvidas sobre o aumento de ciberataques e como se prevenir, fale com a Armani Technology!

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.