Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

Sete principais tendências de TI para 2023

Ainda que poucas empresas façam investimentos assertivos nas áreas de TI, o mundo tecnológico cresce em uma velocidade tão alta que tem impactado significativamente as empresas que, por sua vez, tem buscado de maneira recorrente, se modernizar e inovar.

Estar atento à evolução das tecnologias, permite que empresas e usuários possam enxergar melhor o futuro, possibilitando um melhor planejamento, resultando em inovações e em resultados promissores para organização.

Confira a seguir, as principais tendências de TI para 2023 para que a sua empresa possa estar em condições de igualdade na disputa desse mercado tão competitivo.

Principais tendências de TI para 2023: governança de dados

Ligada às pessoas, aos processos e às tecnologias, a governança de dados é obrigatória para empresas na medida em que a Lei Geral de Proteção de Dados se consolida no país.

Por isso, para um melhor gerenciamento e proteção de dados coletados e armazenados, uma organização deve ter organização e controle bem executados.

Afinal, caso não haja segurança com dados de terceiros, além do risco de multas, há possíveis “ranhuras” na reputação corporativa, afetando diretamente a lucratividade da empresa.

Principais tendências de TI para 2023: Big Data Analytics

Considerando que estamos no século da revolução digital, unir ferramentas de Big Data com a cultura analítica vem crescendo entre as empresas de diversos segmentos.

Sendo assim, para tomar decisões assertivas, sem usar suposições e achismos, as informações factuais são tão relevantes.

Além disso, conforme a quantidade de dados fornecidos por instituições e pessoas vão crescendo, aumentam as oportunidades do uso dessas informações para um melhor entendimento das dinâmicas e comportamentos dos consumidores.

Por isso, diante dessa situação, o Big Data Analytics é uma das tendências de TI para 2023.

É importante ressaltar que o uso de ferramentas de inteligência é único no monitoramento do mercado.

Principais tendências de TI para 2023: gestão de dados descentralizada

Ter a capacidade de concentrar e armazenar o fornecimento de dados em um único setor, pode tornar o processo longo e a execução extremamente demorada.

O pior, é que o resultado da empresa é não conseguir receber análises importantes na velocidade esperada.

Contudo, já em instituições com gestão de descentralizadas, as respostas dos setores do negócio são realizadas de maneira rápida e fácil.

O motivo principal é que eles têm acesso a informações e a dados relevantes em seus processos.

Sendo assim, a gestão de dados descentralizada é uma tendência de TI para 2023, porque possibilita que as empresas possam ter maior flexibilidade para realizar as suas análises, com maior eficiência e menor gasto operacional.

Tendências de TI para 2023: análise em tempo real

Em 2023, ter informação em tempo real não é uma novidade. Contudo, há uma grande necessidade de disponibilizar dados simultâneos para ajudar na tomada de decisão.

Um dos maiores exemplos é que durante a pandemia, através de informações rápidas e extremamente precisas, foi muito mais fácil tomar atitudes preventivas ao vírus.

Pensando no mundo corporativo, o uso de dashboards inteligente vem auxiliando inúmeras empresas a terem respostas rápidas a grandes ameaças.

Mesmo com essa alta velocidade de acesso a informação, há muitas instituições que ainda não estão preparadas para esse novo cenário.

Principais tendências de TI para 2023: cultura ágil

Nascida através de um manifesto divulgado em 2001, a cultura ágil virou tendência e é amplamente usada pelos setores de inteligência de empresas de tecnologia e em startups.

Além disso, corporações mais tradicionais vêm empregando a teoria também.

Dentre os benefícios da cultura ágil, podemos destacar:

  • Promoção em interações mais intensas entre membros dos times, permitindo assim, que os profissionais sejam capazes de responder rapidamente às mudanças e absorver feedbacks constantes;
  • Foco em entregas rápidas, orientadas aos valores da organização;
  • Rápida identificação de problemas, além da especificação em projetos e estratégias, para minimizar seus riscos.

Principais tendências de TI para 2023: hiperautomação

Para fazer uma boa análise de inteligência de mercado, coletar dados de maneira automática é extremamente essencial.

Usando a inteligência artificial, é possível construir feeds automatizados para obter informações de mercado tão relevantes para os objetivos de uma empresa.

Principais tendências de TI para 2023: Decision Intelligence (DI)

Decision Intelligence ou conhecida por Inteligência de Decisão em português, será uma das grandes tendências de TI para o próximo ano.

O método reúne uma série de técnicas que tem como objetivo projetar, modelar, alinhar, monitorar, executar e ajustar modelos e processos decisórios.

Deixe o seu comentário!

Agora que você conheceu as principais tendências de TI para 2023.

Deixe nos comentários abaixo o que você quer saber mais sobre tecnologia da informação!

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.