Existem diversos mitos ligados ao senso comum. No entanto, a frase “prevenir para remediar” não é um deles. Embora essa expressão seja usada há bastante tempo, ela ainda se aplica para os dias de hoje de forma eficaz.
Aliás, com o mundo corporativo migrando para o ambiente digital, o monitoramento de TI é o procedimento que representa toda a força desse ditado.
Afinal, nada melhor do que acompanhar constantemente o setor tecnológico da sua empresa para evitar que grandes desastres aconteçam!
Uma boa gestão de TI deve incluir o monitoramento desse setor, já que com ele é possível antecipar e prevenir possíveis erros e trabalhar de forma estratégica para otimizar a experiência dos usuários da rede, diminuindo as chances de impactos graves dentro da empresa.
O que é monitoramento de TI?
O monitoramento de TI consiste no acompanhamento constante das operações realizadas pelo setor de TI, o que permite a identificação instantânea de processos inesperados, invasões de rede e esgotamento de recursos, por exemplo.
Pense nesse procedimento como a manutenção do seu carro. Para garantir que ele não vai te deixar na mão, é necessário levá-lo ao mecânico para fazer uma revisão de tempos em tempos, certo?
O mesmo deve ser feito com a infraestrutura de TI da sua empresa!
É preciso manter na rotina e incluir na agenda o suporte e gerenciamento ativo da infraestrutura tecnológica, com o objetivo de garantir a agilidade e disponibilidade das operações.
Alguns dos benefícios trazidos por essa prática são:
- Identificação de recursos inativos;
- Reconhecimento de aparelhos desatualizados;
Além disso, acompanhar o desempenho da área tecnológica é fundamental para atualizar com dados autênticos e reais os indicadores de performance.
Isso porque, são esses indicadores que permitem a precisão e detalhamento da análise dos recursos, sendo a base para uma boa gestão de TI.
O monitoramento é realizado em toda a extensão da infraestrutura, o que inclui hardwares, softwares, instalações e redes.
Já que trata-se de um processo de suporte, ele deve ser feito com frequência e de forma cíclica.
Dessa forma, é interessante incluir o procedimento dentro da rotina da empresa, algo que pode ser melhor administrado com a ajuda de uma consultoria em TI.
Afinal, a constância é o grande segredo para alcançar os bons resultados!
Por que devo contratar para a minha empresa?
Pense que a importância de contar com o monitoramento de TI tem a mesma proporção da importância de contar com o próprio complexo de TI.
Ter um desempenho de alto padrão no setor de TI da sua empresa é imprescindível, correto? É fundamental que ela funcione com excelência, não é?
Por isso, é importante acompanhar suas operações, para que isso ocorra em 100% do tempo, sem pausas.
Quer mais motivos para implantar essa prática no seu negócio? Existem vantagens que vão desde os aspectos financeiros até os humanos. Confira!
Redução de gastos
O suporte ativo de TI gera redução de custos de diferentes âmbitos! Isso porque, ele possibilita a mensuração de uma estimativa precisa a respeito dos recursos vitais para trabalho da empresa, o que impede os desperdícios e atribuições econômicas incorretas.
Acresce o benefício da melhora da organização e do planejamento de manutenções e upgrades do sistema, atenuando falhas e lacunas no serviço e fugindo de possíveis emergências.
Precaução de problemas
Manter as atualizações e revisões em dia barra problemas nos sistemas e atividades da instituição. Além disso, a diminuição do downtime é significativa, já que o grupo está melhor treinado para solucionar qualquer imprevisto.
Ciclo de vida impulsionado
O monitoramento do ambiente de TI auxilia no aproveitamento semi-integral ou integral dos recursos tecnológicos e na sua preservação adequada. Sendo assim, as ações resultam na potencialização do seu ciclo de vida.
Por fim, o procedimento completo já é meio caminho andado para uma gestão mais apropriada, estratégica e eficiente da empresa.
A Armani Technology tem como objetivo implantar soluções completas e inovadoras e funcionais na sua empresa.
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