Fale agora

(11) 95161-6914
(11) 3164-7343

Onde estamos

Av Paulista, 171, 4o. andar São Paulo/SP

Governança de segurança da informação: por que ter?

Através das transformações tecnológicas, a governança de segurança da informação tem cada vez mais importância, especialmente com relação à criação de diretrizes.

O motivo principal é que os dados são o ativo de maior valor para as organizações e tem o papel relevante para a tomada de decisão.

Para compreender mais sobre a governança de segurança da informação e porque ela é tão necessária paras empresas, confira o nosso artigo a seguir!

O que é governança da segurança da informação?

A governança da segurança da informação é uma das vertentes da governança corporativa.

Sua principal característica é criar um direcionamento estratégico, de forma a garantir que todos os objetivos sejam atingidos, dessa maneira, fazendo gerenciamento de riscos, como observar o êxito ou a falha no programa de segurança da instituição.

A importância da governança de segurança da informação

Como afirmado acima, a governança de segurança da informação é uma das vertentes da governança corporativa.

Sendo assim, ela é considerada um conjunto de políticas, métodos, normas que quando reunidos, sinalizam a maneira como a instituição deverá ser gerenciada.

Todavia, independentemente do tipo de governança, todas têm na sua base três atividades básicas, tais como:

  • Avaliação;
  • Medição;
  • Direção.

Além disso, existe uma diferença clara entre a gestão e a governança de TI. Enquanto a gestão planeja, executa e monitora as atividades, a governança precisa avaliar, medir e dirigir.

Contudo, isso será produzido em concordância com o direcionamento da estratégia, de forma que os objetivos do setor possam ser atingidos, seguindo os direcionamentos da governança.

Em suma, a gestão está mais focada nas atividades operacionais e a governança estabelece as diretrizes.

Quais os passos necessários para implementação da governança da segurança da informação dentro de uma empresa?

Ter êxito na implementação da governança de segurança da informação não é tão difícil quanto parece.

Veja quais são os passos importantes:

Mantenha todos os setores organizados

Para ter eficiência na governança, é necessário que ela consiga ultrapassar todas as paredes de TI, desde que todas as áreas da organização incorporem o conceito.

Para que isso aconteça, é relevante haver definição dos papéis e das responsabilidades na coordenação das ações de engajamento.

Adote uma abordagem baseada em riscos

Para tomar decisões que estejam interligadas à segurança da informação, estas devem ser tomadas com base em riscos.

A abordagem deve estar integrada ao modelo corporativo de gestão de riscos, já que somente assim será possível criar as bases que atendam às reais demandas da empresa.

Faça uma análise periódica de desempenho

Para que uma organização tenha suas políticas melhoradas continuamente, é extremamente relevante ter uma análise periódica de desempenho de modo a verificar o impacto da governança em seu negócio.

Para que isso ocorra, o CISO – Chief Information Security Officer – é o melhor profissional para exercer esse papel estratégico.

Ele irá articular entre as áreas de negócios, segurança da informação e outras partes interessadas.

Garanta conformidade com os requisitos internos e externos

Não somente se preocupar com ataques ou outros quesitos de segurança, a segurança da informação deve seguir as legislações e regulamentações pertinentes.

Para que o sistema de segurança funcione de acordo com as decisões tomadas, elas devem seguir a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais.

A LGPD tem como objetivo equilibrar a autonomia do titular dos dados com as necessidades das organizações.

Incentive um ambiente positivo organizacional

Para que uma empresa consiga ter ótimo índice de segurança da informação, é necessário que exista comprometimento humano.

Para que isso aconteça, é importante implementar uma política satisfatória, de modo que a alta hierarquia da empresa disponibilize programas de treinamento e conscientização a todos seus colaboradores.

Determine a estratégia de investimento em governança de segurança da informação

A partir do momento que existe uma definição de estratégias de investimentos em segurança da informação, você conseguirá identificar o investimento necessário, desde que baseado nos resultados obtidos pelo negócio.

Para que isso ocorra, é necessário que a segurança de informação esteja integrada aos processos da empresa, como gastos com capital e operação.

Arquitete bases para a gestão de segurança da informação

Ainda que a governança de segurança da informação crie diretrizes para execução das atividades, será a gestão quem definirá quando e onde esta será estabelecida.

Essa a única forma de praticar os projetos seguindo um modelo padronizado, a exemplo do COBIT e da ISO 27002.

Seguir esse procedimento é relevante já que a gestão precisa de uma continuidade, para que os resultados possam ser analisados, permitindo a melhoria contínua da instituição.

Deixe a sua dúvida!

Você compreendeu a importância da governança de segurança da informação?

Caso tenha mais dúvidas sobre o tema, ale com a Armani Technology, empresa de Consultoria em TI.

Valorize, qualifique e disponibilize o seu negócio com a Armani Technology, a consultoria e gestão de TI que faz a diferença

Leia também

Storage_SAN
Informativos
Armani Technology

Guia Completo de Storage: SAN, DAS e NAS

Guia Completo de Storage: SAN, DAS e NAS   Descubra as diferenças entre SAN, DAS e NAS, seus prós e contras, e como utilizá-los para otimizar o armazenamento de dados. Armani Technology oferece suporte especializado em todas essas soluções.   Quando se trata de armazenamento de dados, há uma variedade

Leia mais »

Vamos juntos colocar a vanguarda da tecnologia a serviço do seu negócio!

A Armani Technology é uma consultoria de infraestrutura de TI com muita experiência e profundos conhecimentos nos diversos ambientes de tecnologia para entregar soluções inovadoras, garantindo tranquilidade e funcionalidade dos clientes.