Active Directory (AD) é uma ferramenta da Microsoft utilizada para o gerenciamento de usuários de rede, denominada serviço de diretório. Um diretório nada mais é do que um banco de dados contendo informações dos usuários de uma organização, tais como nome, login, senha, cargo, perfil e etc.

O AD é implementado em protocolo LDAP (Lightweight Directory Access Protocol), que, traduzido ao pé da letra, significa: Protocolo Leve de Acesso a Diretório. Trata-se de um protocolo livre que é conhecido como o padrão do mercado para gerenciamento de informações de diretório distribuído sobre uma rede de Protocolo da Internet (IP).

Através da implementação de serviço LDAP, o Active Directory  permite o uso de um único diretório para controle de acesso a todos sistemas e serviços dentro de uma rede corporativa. Isso significa que o colaborador de uma empresa não precisa criar um usuário e senha para cada sistema que tiver acesso, e sim utilizar seu usuário e senhas únicos(as).

Ele também possui um  DNS para a nomeação de servidores e recursos, e também para resolução de nomes. Caso o serviço DNS não esteja disponível na rede durante a instalação do Active Directory, poderemos instalá-lo durante a instalação do Active Directory.

Agora que explicamos um pouco o que é o Active Directory, vem a nossa pergunta: Qual a importância do Active Directory?

O Active Directory  é  muito importante e útil em vários sentidos. O AD é  uma implementação de serviço de diretório  que armazena informações sobre objetos em rede de computadores e disponibiliza as mesmas a usuários e administradores da  rede. Ele é também  um software da Microsoft que é  utilizado em ambientes Windows, presentes no AD.

O Active Directory  foi criado no sentido de organizar e principalmente ter um lugar centralizado para a busca de informações necessárias do dia-a-dia, para os nossos trabalhos. Acerca ainda do mercado podemos dizer que o Active Directory assumiu-se, ou seja, foi mais destacado pela  sua segurança, disponibilidade e desempenho.

O AD é organizado de uma forma hierárquica, com o uso de domínios. Caso uma rede utilize o AD,  o mesmo poderá conter vários domínios. Um domínio é  um limite administrativo e de segurança, isto é, o administrador do domínio possui permissões somente num domínio, e não nos outros . As políticas de segurança também se aplicam somente a um  domínio e não ao outros domínios. Por isso  diferentes domínios podem ter diferentes administradores e também  diferentes políticas de segurança.

Ao utilizar o AD teremos a nossa disposição os seguintes termos:
  • Logon único : com esse recurso, o utilizador necessita apenas de fazer  um logon para acessar os recursos em diversos servidores da rede, inclusive e-mail e banco de dados.
  • Conta de usuário única : os usuários possuem apenas um nome de usuário para acessar os recursos da rede. As contas de usuários ficam armazenadas no banco de dados do Active Directory.
  • Gerenciamento Centralizado : com os domínios baseados no Active Directory, temos uma administração centralizada. Todas as informações sobre contas de usuários, grupos e recursos da rede, podem ser administrados a partir de um único local no domínio.
  • Escalonabilidade : os domínios podem crescer a qualquer momento, sem limite de tamanho. A forma de administração é a mesma para uma rede pequena ou grande.

A partir do momento que a empresa necessite ter um único local, ou seja, ao invés de cada usuário ter sua senha para acessar o sistema da empresa, uma senha para logar no computador, dentre varias outras, com a implementação do Active Directory, os mesmos usuários poderão ter uma única senha que fornecerá todos os recursos disponíveis na rede da empresa.

Benefícios

A partir do momento que o Active Directory for implementado a infraestrutura se tornará escalonável, gerenciável e segura.

Implantar o Active Directory proporciona os seguintes benefícios à sua organização:

  • Administração e gerenciamento de recursos simplificados. É possível delegar a administração a todos os níveis da organização e usar Diretivas de Grupo para centralizá-la.
  • Maior segurança de rede e logon único para usuários. O AD oferece suporte a vários protocolos de autenticação e certificados.
  • Interoperabilidade com outros serviços de diretório. O AD fornece interfaces abertas baseadas em padrões que interoperam com outros aplicativos e serviços de diretório, como aplicativos de e-mail.

Recursos que reduzem os custos administrativos, aumentam a segurança e proporcionam funcionalidade adicional. As partições de diretório de aplicativos permitem a definição de configurações para replicação de dados específicos a aplicativos nos controladores de domínio.

A cada ano que passa a Microsoft melhora cada vez mais a estrutura  do AD para que o mesmo possa ser integrado com diversos outros serviços e não necessitaremos mais de diversos logins e senhas.

Não sabe implantar um Active Directory ou esta tendo problemas com o domínio de sua rede? Entre em contato conosco que iremos te auxiliar da melhor maneira.

Compartilhe nas redes sociais:

Vamos Fazer mais juntos?

Vamos Fazer mais juntos?