Firewall e antivirus são coisas diferentes

Muitas pessoas de empresas de médio porte e pequenas empresas me perguntam sobre a melhor maneira de configurar um computador para proteger contra vírus, worms e Trojans. Elas dizem que instalaram proteção antivírus e nunca abrem anexos de e-mail inesperados e suspeitos, mas somente isso não é o bastante.

Firewall

Os dados são hoje um dos maiores ativos das empresas, segurança da rede e dos dados é um dos mais importantes serviços executados e prestados, visto que estamos, atualmente, sob o ataque constante de hackers que sequestram informações ou até mesmo vazam dados confidenciais. A instalação e o gerenciamento de um Firewall, juntamente com um bom software antivírus, faz com que a empresa tenha maior segurança dos dados sensíveis com menor risco de intrusão, criando uma barreira entre a rede interna e todas as ameaças externas que passam a surgir quando estamos utilizando a internet. Existem basicamente dois tipos de firewall para empresas: em hardware ou software. O firewall de hardware é um dispositivos com interfaces de rede, como roteadores ou proxy, enquanto que o firewall de software têm seus sistemas operacionais e são dedicados a atuarem como filtros de pacotes ou proxy.

Quais os benefícios de um firewall de empresas de médio porte?

Na verdade, o firewall beneficia empresas de todos os portes. Usando em conjunto um firewall e um antivírus, você consegue:
  • Livrar-se de vírus e softwares mal-intencionados que podem deixar os computadores lentos impactando na produtividade ou até mesmo roubar senhas de acesso a bancos e outros aplicativos.
  • Bloquear hackers que desejem invadir a rede fazendo ataques disfarçados sequestrando ou roubando dados ocasionando prejuízos ou a parada completa da operação da empresa.
  • Bloquear o tráfego de saída para não deixar que determinados protocolos sejam utilizados para espalhar os vírus que já o podem ter atacado.
  • Configurar um firewall para empresas sob medida para seu negócio, de modo a ser seguro e ao mesmo tempo flexível ao tipo de segurança adequada para você.
  • Vincular um Web Filter e App Control, para você pode definir quais sites os seus usuários poderão ou não acessar.
  • Garantir que seus usuários externos tenham acesso seguro a sua rede através de uma VPN.

Afinal, o que é um firewall?

O firewall é como um escudo na sua rede, que tem a função de garantir a segurança dos seus dados. Ambientes corporativos, no que se referem a TI, estão sujeitos a riscos que vem tanto de fora quanto dos diversos departamentos que utilizam a rede. De fora, corporações e órgãos governamentais são os principais alvos de crackers (hackers que utilizam seu conhecimento para obter acessos a sites de forma ilícita para benefício próprio). De dentro, dependem do bom comportamento do usuário. Para atenuar e até mesmo eliminar esse risco, existem os firewalls para empresas. O firewall atua como a linha de frente da proteção da rede interna (considerada segura) de uma empresa em relação a rede exterior (não segura ou não confiável).

Qual o melhor firewall para empresas?

Existem desde firewall de empresas de médio porte, para pequenas empresas até os dispositivos para megacorporações. Apesar disso, poucas empresas de pequeno e médio porte dão a devida importância à segurança de seus dados, ficando vulneráveis e sendo alvo fácil de invasão, muitas vezes sofrendo com paradas e na pior das hipóteses a perda total dos dados, se dando conta quando já é tarde demais. Sabemos que qualquer tipo de equipamento eletrônico que esteja conectado a internet, está sempre em perigo, sendo assim, é necessário o foco na segurança que nunca é demais: quanto mais, melhor! Quando falamos de ataques virtuais, não estamos falando apenas de vírus, roubo de dados ou informações, muitas pessoas acabam por invadir seu sistema para poder fazer uso da sua banda larga. Entretanto, não é só com ataques externos que a empresa deve se preocupar. Existem tipos de firewall para empresas que são usados entre departamentos e nos demais pontos sensíveis da rede. Essa preocupação vem do fato que na grande maioria dos casos o firewall está presente, mas está desatualizado ou é insuficiente para as necessidades de limitação de perfis de navegação e regras de filtragem. Outro ponto importante no quesito de ataque interno é que muitas vezes o usuário nem sabe que seu dispositivo está comprometido, sendo ponto de partida para uma ameaça maior. O firewall não substitui o antivirus. São duas tecnologias complementares e o melhor firewall para sua empresa é aquele que vai conferir uma boa segurança à sua rede, principalmente quando é feito uso de acessos a redes externas.

Que firewall devo usar na minha empresa?

Agora que você já sabe que existe firewall de empresas de médio porte, para pequenas empresas e corporações, bem como as diferenças entre antivirus e firewall, conte com a Armani Technology para gerenciar a segurança dos dados da sua empresa. Fale conosco!

Compartilhe nas redes sociais:

Vamos Fazer mais juntos?

Vamos Fazer mais juntos?