Dá-se o nome de cabeamento estruturado ao sistema de cabos, conectores, condutas e dispositivos que permitem estabelecer uma infraestrutura de telecomunicações em um edifício.

A instalação e as características do sistema devem cumprir com certos padrões (normas) para fazer parte da condição de cabeamento estruturado.

O sistema de cabeamento estruturado é planejado para acomodar as frequentes mudanças, acréscimos e alterações. Um sistema de cabeamento estruturado é a base de uma rede de informações moderna.

Nenhum outro componente de sua rede possui um ciclo de vida mais longo ou requer uma consideração tão atenta. Um planejamento criterioso irá prevenir um congestionamento que poderia diminuir drasticamente a performance de sua rede.

Neste artigo vamos apresentar a importância e vantagens do cabeamento estruturado. Boa leitura! 

A Era da informação

Para de ter um suporte à redes de qualidade é necessário que se tenha sistema de cabeamento estruturado realizado por empresas que realmente entendem do assunto.

Vivemos hoje o que está sendo chamado de “Era da informação”. As empresas hoje, neste tempo de crise, estão ficando tão focadas em aumentar a produção, divulgar sua marca e conseguir novos clientes que se esquecem muitas vezes que por trás de todo processo de produção precisam ter uma boa infraestrutura que dê suporte a toda sua equipe.

Toda empresa precisa de um bom ambiente de trabalho, uma logística eficiente, uma tecnologia de ponta e principalmente um suporte à rede que seja de confiança.

Nenhuma empresa consegue sobreviver sem uma boa conexão e um problema que tem aumentado muito nos últimos tempos é a questão do compartilhamento de dados, por isto, tornou-se indispensável à qualquer empresa a necessidade de troca de informações de forma rápida, dinâmica e eficiente.

Esta necessidade faz com que se aumente a demanda por uma rede de computadores que de suporte às atividades e seja eficaz.

Vantagens do cabeamento estruturado para empresas

1 – Maior ROI

O cabeamento estruturado permite que um único sistema englobe diversas formas de comunicação de uma rede, como vídeo, dados e voz em uma única transmissão.

Toda a estrutura é centralizada, resultando na queda dos custos de manutenção.

Ele permite um maior ROI para a empresa, que nada mais é do que o retorno sobre investimento. Há um grande investimento para que o cabeamento de toda a rede fique estruturado, mas a empresa consegue ter mais lucro.

2 – Mais flexibilidade para o sistema

O cabeamento estruturado oferece muita flexibilidade para a empresa, isso porque todos os cabos, conectores e tubos fazem parte de uma infraestrutura onde todos eles são conectados a um único ponto principal que transfere os dados da rede em diversos formatos.

Além de mais flexibilidade, isso também faz com que o sistema seja mais fácil de desmanchar e de instalar em outro local, se for necessário.

3 – Melhor gerenciamento

Quando a sua empresa instala o sistema de cabeamento estruturado, um dos primeiros benefícios que você notará é como poderá ter um maior controle e gerenciamento de toda a rede.

Com o cabeamento, não há necessidade de ter uma grande equipe para manter toda a sua estrutura de telecomunicações funcionando corretamente.

Poucos profissionais conseguem dominar e administrar bem o sistema de cabeamento estruturado, pois o mesmo estará muito mais organizado e uniforme.

Quaisquer tipos de alterações que precisem ser feitas na rede, assim como a mudança da mesma de local, será muito mais rápida e de forma mais eficiente.

4 – Melhoria da questão estética

Aderir ao cabeamento estruturado também irá melhorar a questão estética do ambiente de trabalho, afinal os fios não ficam totalmente jogados e misturados.

Com esse sistema, o ambiente fica muito mais limpo visualmente, contribuindo para a imagem da empresa.

Os cabos não atrapalham mais os funcionários na realização de suas funções, nem causam nenhum tipo de transtorno para os clientes e visitantes.

A empresa poderá passar uma imagem de mais profissionalismo, organização e cuidado, ganhando pontos a mais com todos os seus clientes.

Sem contar que a gestão da empresa também se torna mais fácil e ágil.

5 – Estrutura ideal para expansões

Com esse modelo de infraestrutura de cabeamento estruturado, fazer novas expansões é muito mais fácil.

Uma maior largura de banda é usada no cabeamento e com isso o sistema irá ter uma capacidade maior de suportar futuras aplicações e expansões da empresa.

Mesmo quando houver atualizações pesadas, as empresas não precisam se preocupar, pois todas as mudanças vão ser feitas sem interromper o sistema atual de telecomunicações.

6 – Mais durabilidade do sistema de cabeamento

Com esse sistema, a sua empresa também pode contar com uma maior durabilidade de todos os cabos que são usados.

A aquisição da instalação do sistema pode ser um investimento grande, mas a longo prazo é um dos sistemas mais viáveis e vantajoso para sua empresa.

Você dificilmente terá que efetuar trocas nos cabos, como acontece com um sistema mais comum.

Ainda podemos descrever outros, tais como:

  • Facilidade para instalação de novas conexões. 
  • Melhora o ambiente visual da empresa. 
  • Melhor forma de identificar os cabos. 
  • Facilita a identificação de erros na rede. 
  • Manutenção mais rápida. 
  • Melhora o desempenho da rede. 
  • Melhora a segurança da rede.

Esses são alguns dos principais benefícios em instalar esse tipo de sistema. Se a sua empresa ainda não possui, não perca muito tempo.

Topologia no sistema de cabeamento estruturado

Todo sistema de cabeamento estruturado tem uma maneira de organizar o fluxo de informações e como os dispositivos estão interligados, provendo a transmissão entre os nós e a rede. Essa organização é chamada de topologia.

As empresas por norma, utilizam em seus sistema de cabeamento estruturado a topologia estrela. Neste tipo de topologia todos os computadores são interligados a um equipamento central com um cabo exclusivo. Geralmente esse equipamento central implementa a comunicação entre os computadores de uma forma comutada (switched).

Nessa forma comutada um transmissor envia uma mensagem para um concentrador do tipo switch que vai direcionar a mensagem até o computador destinatário.

Assim, outros pares de computadores também podem transmitir dados simultaneamente sem que isso prejudique a performance da rede.

Isso significa que se houver alguma falha em um dos nós ou for retirado algum computador não haverá comprometimento no funcionamento da rede, tornado o gerenciamento uma tarefa mais fácil.

Além dos aspectos referentes a topologia, todas as redes obedecem a padrões  criados para contribuir com a compatibilização das tecnologias. Esses padrões foram criados por profissionais e empresas de todo mundo com a finalidade de definir as regras, limites e normas para uso das tecnologias como é o caso da IEEE, ISO, ANSI e outras.

A maioria dos sistema de cabeamento estruturado das empresas utilizam em suas LANs o padrão Ethernet definidas pelo IEEE, como o 802.3 que compõe uma família de padrões dentro do grupo 802.

Tipos de cabos

Existem diversos propriedades inerentes ao cabo de par metálico e que devem ser medidos por equipamentos do tipo scanner para garantia de qualidade da rede.

A escolha de uma categoria está relacionada à necessidade, aplicação e custo.

Algumas categorias de cabos estão sendo menos utilizadas nos sistema de cabeamento estruturado, como é o caso da Cat.1, Cat.2, Cat.4 e Cat.5. Para redes que compartilham serviços de natureza distintos em um mesmo cabo de pares trançados, as categorias Cat.5e (o "e" vem de "enhanced") e o cabo Cat.6 são os mais recomendados. Já para sistema de cabeamento estruturado de data left, a recomendação é para Cat.6A blindados ("a" de "augmented", ou ampliado).

O sistema de cabeamento estruturado é um padrão a ser gerenciado por TI, mas que deve ser implantado e testado por engenheiros, profissionais especializados que podem implementar o sistema mais adequadamente

Conclusão

Agora você já conhece as maiores vantagens das soluções em nuvem, tanto de modo geral quanto para uma empresa.

É importante ressaltarmos a importância de contar com soluções confiáveis e seguras.

Oferecemos recursos de resposta rápida, com segurança e qualidade para você.

Esperamos que tenha gostado do post.

Não se esqueça de compartilhá-lo em suas redes sociais para conversar com seus seguidores sobre os benefícios das soluções na nuvem!

Compartilhe nas redes sociais:

Vamos Fazer mais juntos?

Vamos Fazer mais juntos?